Árvore da Vida, entre nós!
- fhundeso
- 15 de set.
- 1 min de leitura
No dia 14 de setembro, o Hùnkpámè Ayónó Hùndésô foi agraciado com um presente ancestral: uma muda de Baobá, doada por Edson Temoteo, técnico do Plano Nacional de Mudas do MST.

O encontro aconteceu durante o ato do MST "Plantando Solidariedade", no dia 4 de setembro, na Praça da Faculdade em Maceió. Na ocasião, nosso sacerdote Doté Elias foi receber a doação de alimentos destinados ao fortalecimento do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, por meio da iniciativa Mãos Solidárias, com foco em mulheres e famílias da comunidade.

Ao visitar o Viveiro Chico Mendes (espaço de cuidado de prática agroecológica) para comprar mudas de ipê, encontrou Edilson Temoteo, Doté foi surpreendido com o gesto: “Tenho uma muda de Baobá comigo há um ano… algo me disse que é para você que devo doar.”
Um presente espiritual. Um chamado ancestral.

A muda foi plantada na Roça Hùndésô, com rezas e cânticos aos ancestrais da Nação Jeje-Dahomé, pelas mãos do próprio Doté Elias.

O Baobá, árvore sagrada do continente africano, é símbolo de ancestralidade, força, sabedoria e conexão espiritual. Para o povo do Daomé e outras culturas africanas, o baobá representa a continuidade da vida, o elo com os antepassados e a transmissão oral da memória coletiva.

Mais do que uma árvore, ele é templo, raiz e resistência viva.
Axé ao Baobá! Axé à Mãe África!