top of page

A Família Hùndésô não é apenas um espaço de tradição ancestral — é um território de resistência, memória e continuidade.
Ao longo do tempo, temos nos dedicado à preservação das culturas e saberes deixados por nossos ancestrais, que, com coragem e fé, mantiveram viva a essência do nosso povo.
Cultivar o que vem de longe, das raízes africanas, dos povos originários e das comunidades tradicionais, é afirmar nossa identidade e fortalecer nossas futuras gerações.
Em 2024, fomos aprovados com o projeto do Ponto de Cultura Família Hùndésô, criado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
O projeto reúne oficinas, afroturismo e diversas atividades culturais que celebram as tradições afro-indígenas, fortalecendo a identidade, cidadania e o protagonismo comunitário em uma região historicamente isolada e marcada pela ausência de políticas públicas.
Já em 2025, a Família Hùndésô recebeu com orgulho a certificação como Ponto de Cultura, reconhecimento que fortalece ainda mais nosso compromisso com a ancestralidade, a cultura tradicional e a cidadania ativa.
Esse marco celebra não só a trajetória da nossa organização, mas também de todas as comunidades que resistem e mantêm vivas as tradições afro-indígenas. Ser um Ponto de Cultura é reafirmar nossa missão de promover educação, arte, memória e identidade nos territórios historicamente esquecidos.
Cultura Viva, é resistência e transformação social através da arte, da memória e da ancestralidade.
bottom of page


