
Olá!
Essa é a página da nossa Nação!
É um espaço para contar um pouco de nossa história e nossa importância no resgate histórico do Maracatu Nação em Alagoas.
Sobre Acorte
Fundado em 2009, pelo sacerdote Everaldo Geraldo de Melo conhecido por Doté Elias, o Maracatu Nação chamado "Acorte de Airá" que posteriormente veio a ser chamado Acorte de Alagoas. Em 2011 Doté Elias foi coroado junto com sua filha de santo Lucineide, pelas mãos do senhor Pai Benedito Maciel e Mãe Mirian, a cerimônia aconteceu em frente a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, bairro do Jaraguá.
Texto do fundador - A necessidade desse sonho é um sonho, de resgatar essa manifestação cultural nasceu do chamado ancestral, dizendo que tinha que está reverenciando a ancestralidade alagoana, através de um lado cultural. Foi muito tempo para entender, depois de muita busca veio à conclusão que era o maracatu. Pensei: “Como vou montar o maracatu?”, certo que sou pernambucano, venho da terra do frevo, mas sou criado por Alagoas, por Maceió. E aí fiquei, mas o orixá disse: “Vamos embora”, e foi quando em 2008 a gente (eu e Lola Melo meu compalheiro) começou a correr atráis, mas a gente não teve apoio e esse projeto do maracatu ainda era só um projeto. E aí formos em busca e em 2009 a gente teve um grande apoio da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), nos apoiou financeiramente, acreditou em nossa proposta, no impacto que vinha trazer para Maceió. Eles nos passaram os instrumentos, e aí a gente só teve as dificuldades depois porque a questão era: “Quem ia está como mestre?”, mas depois os orixás foram trazendo as pessoas, as parcerias também, nós temos parcerias com o maracatu Coletivo Afro-caeté que é percussivo e os demais grupos que a gente teve essa força. Convidamos o Mestre Sandro Santana, e aceitou o convite para ensina.
Nosso agradecimento vai para Rainha Marivalda do Maracatu Estrela Brilhante do Recife/PE, que nos deu grande força no começo para conduzir a Nação e o Coletivo Afro Caetés/AL.