
QUEM SOMOS
Apresentação da Instituição
O Hùnkpámè Ayónó Hùndésô é uma Organização da Sociedade Civil de cunho Religioso, Social, Cultural e Beneficente.
Fundada e registrada em cartório em 2003, como Grupo Gay Afro-descendente Filhos do Axé e posteriormente em 2008 chamada de Hùnkpámè Ayónó Hùndésô, conhecida por Família Hùndésô.
Desde sua fundação, a Família Hùndésô se consolidou como espaço de resistência e manutenção de tradições africanas, regularmente inscrita no CNPJ. MF sob o número: 05.786.767/0001-01, entidade jurídica que representa a Família Hùndésô, instituição de utilidade pública.
Como templo religioso, a Família Hùndésô realiza ações beneficentes através do Maracatu Nação Acorte de Alagoas e o Centro de Desenvolvimento Curumim Tobossì, construindo políticas públicas, lutando pela democracia e pelos direitos humanos e sociais, além de participar de várias redes de apoio à população mais necessitada e à população negra e religiosa de matriz africana. Tais ações são um importante mecanismo de transformação social, realizando atividades culturais e educacionais que visam a ampliar oportunidades de empregabilidade e de geração de renda de pessoas socialmente vulneráveis.
Ao longo dos anos, a Família Hùndésô priorizou o trabalho com crianças e adolescentes, a educação para a cidadania e a formação cultural a partir de seus princípios. Desse modo, os projetos sociais executados têm como finalidade cumprir com os seguintes objetivos:
(1) Reduzir a vulnerabilidade e os fatores de exclusão social;
(2) Promover a valorização cultural e social do idoso;
(3) Qualificar adolescentes e jovens para a cidadania e para o trabalho;
(4) Garantir a segurança alimentar e nutricional de jovens, adultos e idosos;
(5) Incentivar os cuidados básicos de atenção à saúde e a prevenção das doenças;
(6) Difundir valores de cidadania e informações sobre direitos e serviços públicos;
(7) Promover o respeito inter-religioso e os direitos humanos.
No entanto, o sucesso destas ações depende da atuação conjunta de todos os setores da sociedade, para garantir tanto o impacto das ações, quanto a sustentabilidade dos benefícios gerados. Dessa forma, a Família Hùndésô dialoga com o poder público, a iniciativa privada, a academia, as demais religiões e as organizações do terceiro setor, no sentido de articular parcerias que permitam o desenvolvimento social, educacional e artístico de crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos.
Dada a relevância do trabalho realizado e do papel que desempenha como agente de transformação social junto às comunidades locais, a Família Hùndésô participa de importantes discussões sobre a criação de políticas públicas e o desenvolvimento das comunidades atendidas nos projetos.
NOSSA VISÃO
Contribuir para o desenvolvimento e inclusão social da população mais carentes e transmitir os valores da fé, do amor ao próximo e do respeito à natureza, defendendo veementemente a necessidade de semear a compaixão, a compreensão e a benevolência no coração dos homens, mulheres e crianças.
NOSSA FÉ
Hùnkpámè Hùndésô é de Culto Jeje com influência Nagô, oriundo da Matriz Hùnkpámè Azonegy/Rj.
NOSSA COMUNIDADE
Ajudamos pessoas mais necessitadas.
Nossas práticas de cidadania e sustentabilidade são parte importantes dessas responsabilidades e uma prioridade para o nosso Hùnkpámè Hùndésô.
VALORES
-
Igualdade e justiça social;
-
Respeito à diversidade;
-
Cuidado e atenção a cada indivíduo, às comunidades e aos diversos grupos sociais;
-
Compromisso com as gerações futuras;
-
Respeito à natureza e ao meio ambiente;
-
Ética, integridade e transparência.


Diretrizes de Atuação
PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
Incentivar a transmissão oral e escrita da história e memórias do povo de santo; Promover a educação patrimonial das comunidades de terreiros; Valorizar o papel do idoso como agente de educação e preservação da memória.
DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
Promover a economia solidária; Garantir a segurança alimentar e nutricional; Diminuir a incidência de crianças no mercado de trabalho infantil; Incentivar os cuidados básicos de atenção à saúde e DST/AIDS; Promover a promoção da igualdade e da liberdade de expressão bem como a diversidade sexual e de gênero da população LGBTQIA+.
EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Contribuir para a implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08 com a formação de educadores e desenvolver tecnologias sociais ludo-pedagógicas; Qualificar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e reduzir a vulnerabilidade a fatores de risco.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Sensibilizar para o uso consciente e a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade vegetal e animal; Difundir os valores socioambientais do candomblé.
DIFUSÃO DE VALORES CULTURAIS PARA SOCIEDADE
Oferecer esclarecimento sobre as religiões de matriz africana e suas culturas; Promover visitas de estudantes de educação básica a organização; Difundir valores de cidadania e informações sobre direitos e serviços públicos.
DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Promover campanhas e encontros ecumênicos para combater a intolerância religiosa.