top of page

Família Húndésô é contemplada no Edital de Fomento aos Pontos e Portões de Cultura de Alagoas

  • Foto do escritor: fhundeso
    fhundeso
  • 21 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jul.

No dia 02 de junho, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SECULT), divulgou o resultado final da etapa de habilitação do Edital nº 01/2025 – Fomento aos Pontos de Cultura, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), Portaria nº162, Projeto nº161.


O edital visa fortalecer a identidade e a diversidade cultural de Alagoas, e a Família Húndésô foi contemplada com o projeto de criação de seu Ponto de Cultura Hùnkpámè Ayónó Húndésô. Para o sacerdote e presidente Doté Elias, essa conquista é motivo de grande celebração:


“Agradeço aos ancestrais e aos voduns por essa alegria! Foram muitos obstáculos superados. Agora, com a roça reconhecida como Ponto de Cultura oficial, quem ganha é o povo alagoano, especialmente aqueles da zona rural de Joaquim Gomes e da periferia, onde fica a sede de Maracatu Nação Acorte de Alagoas. Meu agradecimento especial à minha afilhada Sirlene Gomes, que foi fundamental nesse processo.”


O projeto é financiado pela Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (SECULT), Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), e conta com o apoio da Prefeitura de Joaquim Gomes, através das secretarias de Cultura, Educação, Assistência Social e Saúde, e tem como parceiros o CEPA Quilombo, o Coletivo AfroCaeté e a Associação Indígena da Aldeia Wassú Cocal.


Localizado na Região Serrana dos Quilombos, onde está a Roça da Família Húndésô, o Ponto de Cultura terá foco em formação e educação cultural, com oficinas de:


- Danças

- Manuseio de Instrumentos de Percussão

- Afoxé e Maracatu

- Ervas Medicinais

- Culinária Africana

- Capoeira Feminina

- Penteados Afro

- Artesanato Indígena e Quilombola

- Vivências Ancestrais

- Cine Rural


O lançamento oficial está previsto para o início de agosto, com direito a Almoço Cultural, em celebração ao mês da cultura.


Reflexão: Os Pontos e Portões de Cultura são espaços essenciais para o fortalecimento da cidadania cultural, da diversidade e da participação social.

bottom of page