top of page

Abian, o começo de tudo! E um caminho Incerto.

  • Foto do escritor: fhundeso
    fhundeso
  • 24 de mar. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 25 de mar. de 2024

Abian aquele que tem que nascer de novo!


Abian o começo de tudo e um caminho incerto.
Abian

Ser abian é viver a emoção de sentir a energia do seu ancestral, de aprender a identificá-lo e de, aos poucos, ir percebendo como ela vai se moldando a você e você a ela. É nesse período que o ancestral inicia o seu processo de desenvolvimento junto ao abian e vai embutindo no mesmo muitas das suas características. É nesse momento também que o abian vai criando uma relação de afinidades com o seu ancestral, que aprende a ouvi-lo de uma forma que ninguém mais consegue, pois o ancestral não se comunica melhor com outra pessoa que não seja com o seu próprio filho, afinal é este quem carrega essa energia sublime e única.


Entender melhor o Abian:

Abian é a posição inicial na hierarquia da religião, seu significado é, aquele que começa um novo caminho. O abian é uma pessoa que está começando um novo aprendizado, e uma nova vida espiritual. Se é realmente esse caminho que deseja seguir em relação a religião. Desta forma, entendemos que abian é um rito de passagem presente no cotidiano da religião de matriz africana, marcados por cerimônias que dentro do contexto representam igualmente a progressiva aceitação do iniciado e sua participação na comunidade na qual está inserido, considerando tanto o seu valor individual quanto o coletivo.


E tudo começa pela consulta oracular, onde o ancestral da casa de acè, vai determinar o ritual do Tásen (alimentar a cabeça), onde irá acordar o Tá (cabeça), através do sopro da vida. Esse ritual é para que ele ou ela veja avida por outro ângulo, passando a fazer parte do dia a dia da casa de acè. À medida que o abian for se aprofundando, é possível que alguns aspectos da sua personalidade comece a se sobressair. O seu ancestral começa a agir na sua vida, trazendo uma nova percepção da vida, do modo de pensar e viver. No entanto, o processo de iniciação resulta na compreensão, no conhecimento e na prática no seu ciclo de passagem, levando a uma mudança de status e ao mesmo tempo trabalhando a personalidade e a desconstrução de padrões pré-estabelecidos e na construção de novos padrões que nortearão a sua conduta e existência.

Desta maneira, o rito de passagem marca simplesmente a culminância do processo de cerimônia de iniciação, do teor da jornada iniciativa como sujeito de transformação individual e do seu processo de reconstrução da sociedade como forma de reparar prejuízos causados a populações excluídas do processo de desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico.


Sua vivência na casa de acè é observada através dos mais velhos, em seu comportamento disciplinar; Se é verdadeiro(a) com seus sentimentos para com o ancestral seu e da casa que ele ou ela estar frequentando, ou estar despojado de vaidades ou seu objetivo é só querer ser iniciado dentro do culto.

Sua iniciação pode levar dias, meses e até anos, porque? Ele(a) precisar saber que acima da sua vontade, você precisa respeitar a vontade do seu ancestral. Aprender a respeitar o tempo dele, e logo saberá quando ele te escolher( ser iniciado ou iniciada dentro do mistérios do culto).


O que o abian precisa entender:


  • A formação das casas matriz de culto africano no Brasil, foi dada por Reis e Rainhas ou filhos da Mãe África.

  • Idade é considerada um fator preponderante na aquisição de conhecimento, tornando-se sinônimo de autoridade e força. Idade é posto e tem que ser respeitado.

  • Quando um mais velho se dispor a falar, é recomendado abaixar-se e prestar atenção, com paciência e sem interrupção.

  • Tem suas funções na casa relacionadas à limpeza e manutenção e podendo exercer outras funções designadas pelo sacerdote ou sacerdotisa da casa, tem que acata.

  • A ética e disciplina é importante exercer.

  • Não existe ninguém nascido feito no culto de nascença.

  • Ebó-Bori não é feitura, é conforto.

  • Para ser um bom sacerdote ou sacerdotisa tem que passar pelo abian, ser iniciado para hunsì, muzenza, iaô, e cumprir o ciclo de sete anos de iniciado nos mistérios do culto.

  • Não perca tempo com pessoas que não vão somar com sua vida espiritualidade e mental.

  • Esteja na casa de acè para aprender.

  • Não existe qualidade de santo e sim caminhos.

  • Abian não tem qualidade de santo.

  • Use sempre roupas de ração brancas e seu fio de conta do seu ancestral.

  • Entender que abian não se torna sacerdote ou sacerdotisa se antes concluir seu ciclo de sete anos de iniciado para iaô.

  • Abian pode ser ogan ou ekedi sim.

  • Para ser um bom ogan ou ekedi, antes tem que ser abian.

  • Abian não usar adereços de iaô.

  • Não assenta na mesma altura de quem é iniciado nos mistério.

  • Espera os mais velhos se servir primeiro.

  • Que a simplicidade lhe oferecida na casa de acè é sua riqueza no futuro.

  • Que estar no processo de formação de uma pessoa melhor.

  • Esteja em uma casa de acè, tradicional, que tenha história e respeito.


Assim é o abian, que inicia seu processo de rito passagem para uma nova vida religiosa e social, para uma ação afirmativa do novo ser, para uma educação racial e uma sociedade onde prevaleça a equidade de gênero, raça, cor e sexo.



Texto:

Doté Elias - Sacerdote e Presidente do Hùnkpàmé Hùndésô.

bottom of page