Abian, o começo de tudo! E um caminho Incerto.
- fhundeso
- 24 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de mar. de 2024
Abian aquele que tem que nascer de novo!

Ser abian é viver a emoção de sentir a energia do seu ancestral, de aprender a identificá-lo e de, aos poucos, ir percebendo como ela vai se moldando a você e você a ela. É nesse período que o ancestral inicia o seu processo de desenvolvimento junto ao abian e vai embutindo no mesmo muitas das suas características. É nesse momento também que o abian vai criando uma relação de afinidades com o seu ancestral, que aprende a ouvi-lo de uma forma que ninguém mais consegue, pois o ancestral não se comunica melhor com outra pessoa que não seja com o seu próprio filho, afinal é este quem carrega essa energia sublime e única.
Entender melhor o Abian:
Abian é a posição inicial na hierarquia da religião, seu significado é, aquele que começa um novo caminho. O abian é uma pessoa que está começando um novo aprendizado, e uma nova vida espiritual. Se é realmente esse caminho que deseja seguir em relação a religião. Desta forma, entendemos que abian é um rito de passagem presente no cotidiano da religião de matriz africana, marcados por cerimônias que dentro do contexto representam igualmente a progressiva aceitação do iniciado e sua participação na comunidade na qual está inserido, considerando tanto o seu valor individual quanto o coletivo.
E tudo começa pela consulta oracular, onde o ancestral da casa de acè, vai determinar o ritual do Tásen (alimentar a cabeça), onde irá acordar o Tá (cabeça), através do sopro da vida. Esse ritual é para que ele ou ela veja avida por outro ângulo, passando a fazer parte do dia a dia da casa de acè. À medida que o abian for se aprofundando, é possível que alguns aspectos da sua personalidade comece a se sobressair. O seu ancestral começa a agir na sua vida, trazendo uma nova percepção da vida, do modo de pensar e viver. No entanto, o processo de iniciação resulta na compreensão, no conhecimento e na prática no seu ciclo de passagem, levando a uma mudança de status e ao mesmo tempo trabalhando a personalidade e a desconstrução de padrões pré-estabelecidos e na construção de novos padrões que nortearão a sua conduta e existência.
Desta maneira, o rito de passagem marca simplesmente a culminância do processo de cerimônia de iniciação, do teor da jornada iniciativa como sujeito de transformação individual e do seu processo de reconstrução da sociedade como forma de reparar prejuízos causados a populações excluídas do processo de desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico.
Sua vivência na casa de acè é observada através dos mais velhos, em seu comportamento disciplinar; Se é verdadeiro(a) com seus sentimentos para com o ancestral seu e da casa que ele ou ela estar frequentando, ou estar despojado de vaidades ou seu objetivo é só querer ser iniciado dentro do culto.
Sua iniciação pode levar dias, meses e até anos, porque? Ele(a) precisar saber que acima da sua vontade, você precisa respeitar a vontade do seu ancestral. Aprender a respeitar o tempo dele, e logo saberá quando ele te escolher( ser iniciado ou iniciada dentro do mistérios do culto).
O que o abian precisa entender:
A formação das casas matriz de culto africano no Brasil, foi dada por Reis e Rainhas ou filhos da Mãe África.
Idade é considerada um fator preponderante na aquisição de conhecimento, tornando-se sinônimo de autoridade e força. Idade é posto e tem que ser respeitado.
Quando um mais velho se dispor a falar, é recomendado abaixar-se e prestar atenção, com paciência e sem interrupção.
Tem suas funções na casa relacionadas à limpeza e manutenção e podendo exercer outras funções designadas pelo sacerdote ou sacerdotisa da casa, tem que acata.
A ética e disciplina é importante exercer.
Não existe ninguém nascido feito no culto de nascença.
Ebó-Bori não é feitura, é conforto.
Para ser um bom sacerdote ou sacerdotisa tem que passar pelo abian, ser iniciado para hunsì, muzenza, iaô, e cumprir o ciclo de sete anos de iniciado nos mistérios do culto.
Não perca tempo com pessoas que não vão somar com sua vida espiritualidade e mental.
Esteja na casa de acè para aprender.
Não existe qualidade de santo e sim caminhos.
Abian não tem qualidade de santo.
Use sempre roupas de ração brancas e seu fio de conta do seu ancestral.
Entender que abian não se torna sacerdote ou sacerdotisa se antes concluir seu ciclo de sete anos de iniciado para iaô.
Abian pode ser ogan ou ekedi sim.
Para ser um bom ogan ou ekedi, antes tem que ser abian.
Abian não usar adereços de iaô.
Não assenta na mesma altura de quem é iniciado nos mistério.
Espera os mais velhos se servir primeiro.
Que a simplicidade lhe oferecida na casa de acè é sua riqueza no futuro.
Que estar no processo de formação de uma pessoa melhor.
Esteja em uma casa de acè, tradicional, que tenha história e respeito.
Assim é o abian, que inicia seu processo de rito passagem para uma nova vida religiosa e social, para uma ação afirmativa do novo ser, para uma educação racial e uma sociedade onde prevaleça a equidade de gênero, raça, cor e sexo.
Texto:
Doté Elias - Sacerdote e Presidente do Hùnkpàmé Hùndésô.