Campanha de Axé contra Dengue
- fhundeso
- 23 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mar. de 2024
22 de março - Dia Mundial da Água.

No dia Mundial da Água, a Família Húndésô lançou a Campanha de Axé.
Fonte da vida e recurso natural essencial para a sobrevivência humana, animal e vegetal, a água é, também, elemento representativo de valores sociais, culturais e fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
No candomblé, água é um elemento feminino e representa o poder de gerar vida, a capacidade de fertilizar a terra e a possibilidade de nutrir. Do líquido amniótico ao leite materno, dos rios aos mares, a água simboliza as múltiplas faces do matriarcado.
Como pensar a nossa existência sem a presença das águas? A água é o sangue branco, a grande portadora do axé da vida. A água é a mulher e a força do seu ventre. A água é aquela que nutre, acalma, purifica e refresca a terra, os corpos e os oris. A Quartinha é um pequeno pote, que pode ser de barro ou louça, no qual deposita água purificada ao Vodun e está presente nos assentamentos de todos os Vodun/Orixás/Nkisi.
Prevenção!
O controle e a eliminação dos mosquitos são medidas essenciais para combater a propagação da dengue.
Além disso, é fundamental que as pessoas adotem medidas de prevenção em seus terreiros, como manter recipientes de água bem fechados.
A conscientização da população sobre essas medidas é essencial para o sucesso do controle da dengue.
Campanhas de conscientização devem ser realizadas cada vez mais para informar a população sobre os sintomas da doença, as medidas de prevenção e a importância de buscar assistência médica em caso de suspeita de dengue.
NÃO DEIXE ÁGUA PARADA NA SUA QUARTINHA, DESPACHE A DENGUE 🚫